A PRÁTICA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS E A VELHICE
12/04/2011 21:14
Está comprovado cientificamente que a prática de exercícios físicos retarda ou minimiza os efeitos da velhice. O exercício físico representa mais saúde e conseqüentemente, melhor qualidade de vida.
Graças aos resultados dos exercícios físicos, principalmente os de resistência (musculação), o idoso tem facilitadas as suas tarefas diárias, como levantar, tomar banho, locomover-se, subir e descer escadas, carregar pequenas caixas e sacolas (como as do supermercado).
“É muito simples de entender este mecanismo. Quem sustenta o nosso esqueleto e nos proporcionam movimentos são os músculos. Fortalecendo-os, o idoso terá a postura e a locomoção melhorada. Além disso, a atividade física retarda ou minimiza o surgimento da artrite, artrose, osteoporose tendendo a normalizar os índices relacionados ao sistema cardiovascular (trigliceres, colesterol, diabetes etc), também melhorando o aspecto social por ampliar o círculo de amizades. É, ainda uma excelente forma de aumentar a auto-estima.
Vale lembrar que a população brasileira tem alto índice de idosos e muitos deles com baixa qualidade de vida, a atividade física tem a propriedade de proporcionar a longevidade do ser humano somado a um fator de muita importância que é o aspecto saúde nos seus vários âmbitos (físico-psíquico-social-espiritual). Não perca mais tempo, procure um médico para uma avaliação de seu estado atual de saúde, ingresse numa academia e em pouco tempo você sentirá a diferença e o seu corpo agradecerá, e muito.
———
Voltar