Saudades....

08/12/2011 13:04

Saudade,

Do nada, lembrei hoje de um petisco que gostava de pedir no famoso cais bar que ficava na praia de Iracema em Fortaleza- CE, lembro que nas tardes de sábado quando estava fazendo faculdade, em vez em quando íamos até lá, nem chegava direito e o primeiro pedido era uma cerveja e um pedacinho do céu, nossa era como o nome dizia um pedacinho do céu, mas acho que tinha um tempero misterioso pois tentei fazer em casa e nunca consegui repetir o  sabor maravilhoso, que me fazia voltar lá sempre.....além desse petisco maravilhoso, tinha um grupo que tocava  chorinho, os muros eram enfeitado com murais de artistas locais e nacionais, era um lugar maravilhoso que faz falta e faz lembrar do passado não tão distante assim.

Saudade é um sentimento precioso. Significa a falta de algo que foi um dia muito bom. Nossa memória gustativa pode estar diretamente ligada à saudade quando provamos algo que nos traz boas lembranças.

Simples e saboroso, o petisco se tornou um dos mais famosos da cidade e tem em si gosto de lembranças boas, música, risadas e brisa do mar.

Trago para os amigos esta receita maravilhosa

 

 

Pedacinho do céu

Ingredientes

4 filés de peito de frango

4 fatias grossas de mussarela

4 fatias grossas de presunto

Sal a gosto

Pimenta do reino moída na hora a gosto

Farinha de tempurá *

Farinha Panko* (ou pão ralado)

Óleo para fritar

* facilmente encontradas na seção de produtos orientais dos supermercados ou em lojas especializadas, caso não encontre pode-se empanar da maneira tradicional com ovo e farinha de rosca.

 

 

Preparo

Abra os filés de peito em mantas finas e tempere com sal e pimenta do reino. Disponha uma fatia de mussarela e uma de presunto em cada uma das mantas, enrole-as e prenda-as com palitos de dentes para não perderem a forma de rolinhos. Prepare a farinha de tempurá conforme as instruções da embalagem e tempere com um pouco de sal. Aqueça o óleo, passe os rolinhos pela farinha de tempurá e depois pela farinha panko até que fiquem bem empanadas. Frite em óleo quente até dourar, se necessário termine a cocção no forno. Sirva com molho tártaro.

Molho tártaro “alencarino”

Ingredientes

50g maionese

25g de ketchup

Umas gotas de limão

1 dente de alho picadinho

Meia cebola pequena picadinha

Coentro e cebolinha picados

25g de requeijão

Pimenta calabresa a gosto

Preparo

Misture todos os ingredientes e sirva com o Pedacinho do Céu quentinho.

Voltar