SALAS TEMÁTICAS

29/10/2011 08:27

As escolas deveriam adotar o sistema de salas temáticas, uma para cada disciplina, equipadas com material didático de apoio e algumas, inclusive com recursos multimídias, nesse sistema quem muda de sala é o aluno e não o professor.

Com certeza essa aulas vão se destacar e terá aprovação da comunidade escolar, através dos resultados positivos, principalmente pela facilitação do processo ensino aprendizagem.

As aulas ficarão mais atrativas e bem preparadas. No curto espaço de tempo, enquanto mudam de uma sala para outra, o fato de levantarem da cadeira, andarem pelo corredor e mudarem de ambiente, tem reflexo altamente positivo no nível de atenção dos alunos.

Essas salas devem ser bem preparadas para quem possam instigá-los a participarem e vivenciarem as atividades nas respectivas áreas de conhecimento.

Em relação aos professores o sistema deverá se bem aceito, pois além de não perder mais tempo montando equipamentos e material cada vez que mudarem de turma, eles possuirão uma sala exclusiva para a disciplina em que lecionam, onde poderão explorar todos os tipos de recursos pedagógicos, desde visuais e de manipulação prática, até equipamentos de apoio, como projetores e aparelhos de TV e vídeo, que ficaram previamente instalados, não precisarão carregar mais material pelos corredores, as aulas ficarão mais atrativas e os alunos conseguirão fixar melhor os conteúdos.

As escolas precisam ser atrativas para que o aluno tenha interesse em buscar conhecimento e para que os professores fiquem motivados em ensinar (já que não temos uma valorização adequada, por parte do poder público).  Nesse sentido, além de oferecer uma infra estrutura moderna, com o mobiliário e equipamentos tecnológicos atuais, teremos um sistema didático diferenciado. O resultado é uma educação com qualidade.

Em Rondônia temos algumas cidades que já tem essas experiências, tenho conhecimento que a escola estadual Tancredo Neves em Cerejeiras e a Escola estadual Álvares de Azevedo em Vilhena já possuem esse projeto. Porque não temos em Ariquemes, ou melhor, em todo estado.

Voltar