PROJETOS

25/03/2011 22:44

 

O que é um Projeto?

Uma informação fundamental para o Gerenciamento de Projetos é a definição exata do termo “Projeto”. Muitas atividades que desempenhamos em nossas carreiras fazem parte de projetos, mas outras não podem ser tratadas com o mesmo enfoque.

A principal característica de um projeto é sua limitação no tempo: todo projeto tem um início e um fim. Não existe projeto com duração indeterminada ou que dure para sempre. Alguns são definidos a partir de uma data inicial, outros são guiados por uma data final, mas sempre uma dessas informações estará claramente definida.

Um projeto sempre tem objetivos claramente definidos e tangíveis. Esses objetivos podem incluir a construção de um prédio, o desenvolvimento de um sistema de computador, a realização de um evento. O projeto somente estará concluído quando seu produto ou serviço for produzido.

Um projeto também envolve um conjunto determinado de recursos humanos, financeiros e materiais que devem ser otimizados para atingir os objetivos dentro do prazo estipulado. Essa é a essência da Gerência de Projetos.

Assim, uma definição para projeto seria: “A utilização coordenada de recursos humanos, financeiros e materiais dentro de um período limitado de tempo para alcançar objetivos tangíveis e únicos”.

Atualmente tenho dois projetos em andamento na escola que trabalho, o projeto “xadrez, o jogo da vida” e “o projeto sábado na escola”.

Tenho engavetado os projetos “recreação e lazer”, que é um projeto que visa oferecer aos alunos do período noturno atividades físicas e recreativas em período extraclasse, principalmente para encaixar outras disciplinas na grade horária curricular e o projeto “escolinha de voleibol” no qual trabalhei com a modalidade de voleibol com alunos de 8 a 17 anos na Escola estadual Zilda da Frota Uchôa entre os anos de 2003 a 2006.

Mas, o projeto de maior visibilidade feito por mim foi o Projeto da AVV (Associação Vilhenense de Voleibol), reformulei todo o projeto original de 2001, no ano de 2004 e consegui a capacitação de recursos que hoje giram em torno de trinta mil reais anuais, referentes a convênios com a prefeitura de Vilhena.

Voltar