Projeto xadrez, o jogo da vida
23/03/2011 21:31Ainda esse mês irei iniciar na EEEFM Ricardo Cantanhede, o projeto "xadrez, o jogo da vida" de minha autoria, onde vou ensinar e treinar alunos que gostam de xadrez, tenho mais de 25 anos de experiência na modalidade, trabalho com a modalidade em escolas desde 2003, fiquei ausente somente o ano de 2010 por falta de oportunidade, no ano de 2008 classifiquei dois alunos para o brasileiro escolar, na categoria infantil foi técnico da equipe rondoniense de xadrez em Poços de Caldas-MG, Nesse ano obtive um dos melhores resultados da categoria no naipe feminino, ficando minha atleta como 14ª melhor do Brasil. Segue abaixo um resumo da parte principal do projeto.
A prática do jogo de xadrez tem crescido de maneira significativa. São expressivos os números de alunos que praticam o xadrez. Muitas são as escolas que já atuam com o jogo de xadrez como modalidade esportiva e atividade extraclasse.
O projeto tem a finalidade de apresentar uma proposta de ação educativa e esportiva, visando proporcionar aos alunos de ensino fundamental e médio, mediante a aprendizagem do jogo de xadrez, o aumento do espaço educacional facilitando sua inserção social e a aceleração do desenvolvimento cognitivo, otimizado com recurso da informática e da internet, propondo uma abordagem inovadora para o estudo e prática do xadrez no contra turno.
O xadrez é uma atividade conceituada pela combinação de aspectos esportivos, culturais, artísticos e cognitivos e sua inserção na área educacional é reconhecida internacionalmente, já que sua pratica sistemática pelos estudantes contribui positivamente para o desenvolvimento de habilidades como memorização, raciocínio lógico dedutivo, avaliação estética, resolução de problemas, imaginação espacial e a criatividade.
É uma atividade extremamente atrativa para os alunos, que descobre rapidamente as suas belezas, que podem ser compartilhadas com seus colegas, através de partidas, resolução de problemas e composições estéticas alem de da interação com novas tecnologias. Sua implantação nas escolas é rápida e os custos razoáveis, permitindo que seu ensino ocorra em regiões sem maiores recursos ou alternativas.
Quadro comparativo das características do xadrez e suas implicações educativas
CARACTERISTICAS DO XADREZ |
IMPLICAÇÕES NOS ASPECTOS EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO DO CARÁTER |
Concentração enquanto imóvel na cadeira |
Desenvolvimento do autocontrole psicofísico. |
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo |
Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível |
Movimentar peças após exaustiva analise de lances seguintes |
Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo |
Encontrar um lance, a procura de outro melhor |
Empenho no progresso continuo |
De uma posição a principio igual, direcionar a uma conclusão brilhante (combinação) |
Criatividade e imaginação |
O resultado indica quem tinha melhor plano |
Respeito a opinião do interlocutor |
Entre varias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa |
Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia |
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte |
Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto consistência e fluidez de raciocínio. |
OBJETIVOS
A implantação do xadrez visa desenvolver, de maneira interdisciplinar, habilidade como a atenção e a concentração, a capacidade de julgamento, a imaginação e a antecipação, a ativação da memória, a vontade de vencer trabalhando a paciência e o autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético, a criatividade, a inteligência, a organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Ampliar a pratica deste instrumento pedagógico entre a comunidade escolar, favorecendo assim uma melhoria na harmonia intelectual, educacional para a população escolar e extra-escolar.
Ensinar xadrez para estudantes do ensino fundamental e médio, como opção de fortalecimento e expansão do desenvolvimento intelectual, escolar, social e esportivo.
Propiciar a melhoria do poder de concentração com a conseqüente otimização do aproveitamento dos alunos nas outras disciplinas escolares.
Trazer o aluno de volta a escola no turno contrario tirando-o de uma situação de risco social, para um ambiente sadio e formativo.
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