Os ossos e as atividades Físicas

16/04/2011 18:51

 


A saúde dos ossos é muito importante, pois os mesmos têm que estar fortes e saudáveis durante a vida.  Devemos manter nossos ossos fortes e saudáveis durante a infância e adolescência, desse modo evitaremos problemas futuros, como osteoporose e outros problemas ósseos. A osteoporose é uma condição na qual os ossos ficam fracos, podem ser fraturado muito mais facilmente (tem um texto especifico sobre a osteoporose: http://professorrobertodecarvalho.webnode.com.br/news/a-osteoporose-e-o-exercicio-fisico/ ), cuidando dos ossos quando jovem é prevenção no futuro. 

Podemos construir ossos fortes ingerido cálcio suficiente e realizando atividades físicas que sustentam o peso do corpo durante a adolescência, quando os ossos estão crescendo mais rápido.

O corpo sempre remove e substitui pequenas quantidades de cálcio dos ossos, se o corpo remover mais cálcio do que recompõem, os ossos ficarão fracos e terão mais probabilidade de fraturar. Obtendo bastante cálcio quando somos jovens o corpo não precisará pegar muito desse mineral nos ossos.

Os ossos armazenam cálcio até os 18 anos de idade e a partir daí só será possível manter o que já estar armazenado, para ajudar a manter os ossos saudáveis.

O cálcio é encontrado em vários alimentos.  Em leite desnatado e laticínios com pouca gordura. O jovem pode obter o nível de cálcio diário com 3 copos de leite desnatado por dia, mas precisam também de porções adicionais de alimentos com cálcio para ter ossos fortes.
Outras razões pelas quais o leite desnatado e laticínios com pouca gordura são ótimas fontes de cálcio incluem:

·        Possuem muito cálcio e pouca gordura.

·        O cálcio nesses alimentos é de fácil absorção.

·        Eles contêm vitamina D, a qual é importante para ajudar o corpo a absorver melhor o cálcio.

·        Adicionalmente, eles contêm outros nutrientes que são importantes para a saúde e desenvolvimento dos ossos.

 

Além de leite desnatado e laticínios com pouca gordura, outras fontes de cálcio incluem verduras folhosas verde-escuras, como espinafre e brócolis.

Ossos são tecidos vivos. Atividades físicas nas quais há sustentação do peso do corpo, como a corrida ocasiona a formação de novos tecidos ósseos, o que torna os ossos mais fortes. Esse tipo de atividade física também ajuda a fortalecer os músculos.

Lembrem-se sempre procurem profissionais credenciados e registrados nos conselhos de ordem como: médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e professores de educação física. (seu corpo agradecerá)

Voltar