Os combustíveis do corpo

05/04/2011 06:46

 

Se normalmente a boa alimentação é indispensável para manter o organismo funcionando, imagine quando ele passa a ser mais requisitado com a prática de atividades físicas. Comer direito rende melhores performances e afasta o cansaço. E alguns itens não devem faltar no cardápio. Alimentos ricos em carboidratos, como o macarrão e os pães são bem-vindos. "Eles ajudam a recompor a reserva de energia muscular – o glicogênio – que vai embora com o exercício". Sem glicogênio, é fraqueza na certa.

A inclusão de frutas na dieta. "Por conter frutose, elas são excelentes energéticos". Por exemplo, as bananas  auxiliam na recuperação do organismo. "A fruta é rica em potássio, mineral que vai embora com o suor", não é à toa que o tenista Gustavo Kuerten sempre tinha uma penca à sua espera nas quadras.
A ingestão adequada de proteína também é fundamental. Afinal, ela é a responsável pela manutenção dos tecidos musculares. Os derivados de leite, as carnes magras e a soja não podem faltar na mesa de um atleta.

Voltar