Nutrição

25/02/2011 21:01

 

Vitaminas e Minerais

Suplementação de Vitaminas e Minerais.

Os micronutrientes, classe de alimentos que compreende as vitaminas e minerais, são necessários na alimentação em quantidades muito pequenas, sendo agentes que fundamentalmente garantem a manutenção de todos os processos orgânicos existentes, e consequentemente, uma boa saúde.
A alimentação é a melhor forma de se obter vitaminas, minerais e qualquer outro nutriente, sendo que o cumprimento de todas as necessidades nutricionais é dado através de uma alimentação equilibrada. No entanto, algumas exceções podem sugerir a necessidade de uma suplementação, como em estados fisiológicos diferenciados, onde há deficit e aumento da necessidade, como gestação, desnutrição, anemia, entre outros problemas. Alguns deficts de vitaminas e minerais podem ocorrer em atletas ou indivíduos que entram em programas de restrição calórica severa, devendo haver adequação nutricional.

Algumas vitaminas e minerais podem alterar a absorção e utilização (biodisponibilidade) de outras, pois competem entre si. Esse mecanismo caracteriza os chamados fatores antinutricionais, a seguir alguns casos onde ele podem estar presentes:

Combinações Químicas Negativas
  • A presença de fibras, fitatos e taninos dos alimentos consumidos inibem a absorção de cálcio, de zinco, de ferro e de proteínas.
  • Alimentos fonte de Ferro (Carnes, ovos) + alimentos fonte de Cálcio (Leite, iogurtes, queijos).
  • Alimentos fonte de Zinco (ostras, carne, iogurte, cereais) + alimentos fonte de Cálcio ( competem entre si).
  • Alimentos fonte de Ferro + alimentos fonte Zinco.
Combinações Químicas Positivas
  • Alimentos fonte de Vitamina C (frutas cítricas, legumes) + Alimentos fonte de Ferro e Selênio (aves, frutos do mar, vísceras, grãos integrais, cebolas, alho).
  • Alimentos fonte de proteína+ Alimentos fonte de Ferro e Selênio.
  • Alimentos fonte de vitamina D (manteiga, leite enriquecido, gema de ovos,peixes, óleos de fígado de peixe) + alimentos fonte de Cálcio.
  • Alimentos fontes de cálcio + Alimentos fontes de fósforo.


BIODISPONIBILIDADE DE ZINCO

FATORES INIBIDORES: Fibras ou fitatos diminuem a absorção do zinco, mas o mesmo não ocorre com outros agentes complexantes (por exemplo, tanino). O cobre inibe esta absorção se administrado em altas doses. O ferro compete com o zinco na absorção. Razões ferro:zinco de 2:1 ou 3:1 resultam em uma substancial redução na ingestão de zinco. Relações de ferro zinco maior que 3:1 são comuns a suplementos vitaminicos-minerais. Por outro lado, altas doses de zinco podem prejudicar a absorção de ferro na forma de sulfato ferroso, encontrada normalmente nos suplementos vitamínicos-minerais.

FATORES ACELERADORES: A absorção de zinco é aumentada na presença de glicose ou lactose e proteína de soja, pura ou misturada com carne. Vinho tinto de mesa também aumenta a absorção devido a presença de substâncias congêneres; o vinho branco não foi ainda bem estudado. O zinco do leite materno é melhor absorvido do que o leite de vaca.

A ingestão excessiva de algumas vitaminas e minerais pode gerar alguns danos ao organismo, portanto, cuidado com a suplementação sem orientação.

Sintomas do excesso
  • Vitamina A:
    Dores de cabeça e visão turva, além de fadiga, perda de apetite e diarréia, lesão no fígado e óssea. A queda de cabelo e vermelhidão da pele também são observados. Na gravidez, pode causar malformação congênita.
  • Complexo B:
    Ondas de calor, danos ao fígado e nervos sensoriais, diarréias.
  • Vitamina C:
    Diarréia, cálculos renais, irritação do trato urinário, acúmulo de ferro e perda de massa óssea.
  • Vitamina D:
    Dores de cabeça, diarréia, perda de apetite, além de possíveis depósitos de cálcio nos tecidos levando a lesão cerebral, cardiovascular e renal.
  • Vitamina K:
    Lesão no fígado.

Essas são pequenas dicas de nutrição, para um melhor acompanhamento, procure sempre um nutricionista.

Voltar