História do Rugby

30/03/2011 20:17

 

A versão tradicional da história do Rugby diz que o criador deste desporto foi William Webb Ellis, um estudante londrino. Durante uma partida de futebol realizada em 1823 na Rugby School, o jovem teria ficado irritado com a monotonia do jogo e teria agarrado a bola nos braços e corrido o campo, provocando a ira de seus colegas, que tentaram pará-lo, agarrando-o de qualquer maneira.

Outra versão diz que a bola era carregada com os braços com freqüência durante os anos de 1820 e 1830. Estudantes da Rugby School dizem também que a bola carregada fazia parte do jogo há muito tempo, contrariando a história de William.

Apesar da contradição da origem, importantes instituições como a French Rugby Federation concedem grande importância à manutenção do túmulo de William Webb Ellis como um símbolo do surgimento do rugby. William viveu como pastor e foi sepultado no cemitério marítimo em Menton, França.

Em 1871 foi fundada a Rugby Union em Londres, e da Inglaterra expandiu-se para o mundo. No País de Gales, onde o rugby tem raízes profundas principalmente na população humilde, encontrou terreno propício para o seu desenvolvimento auxiliado pelo espírito do povo. Posteriormente foi levado para a Escócia, Irlanda, continente europeu (notadamente para a França) e navegou rumo às colônias do Império Britânico: Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos da América.

Um evento importantíssimo para o rugby é o Torneio das Seis Nações, realizado anualmente pelas equipes da Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Escócia, França e Itália. Além deste evento, existe o torneio das Três Nações, disputado por Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. Além desses campeonatos, as principais seleções do mundo disputam anualmente uma série de amistosos, denominados Tests, os quais são muito valorizados no mundo do rugby.

O rugby é o segundo esporte de equipes mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol. Disputado em mais de cem países, é extremamente popular no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, sendo essas as grandes forças do esporte. É também bastante popular na França, Itália e Argentina. Apesar disto, está fora dos Jogos Olímpicos desde 1928

A Copa do Mundo de Rugby é o principal evento entre seleções. Disputada a cada quatro anos, trata-se do terceiro evento esportivo mais visto no planeta, ficando atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos.

O espírito do rugby é uma doutrina para seus praticantes. Prega-se que o esporte é praticado por um grupo de trinta pessoas, que somente no momento do jogo divide-se em dois grupos de quinze.

Portanto, fora do campo, não há lugar para rivalidades e atitudes antiesportivas. Prova disso é que após as partidas, os jogadores tradicionalmente reúnem-se no chamado "terceiro tempo" em que, com muita cerveja e alegria, cantam, socializam e comentam os principais lances da partida.

 

 

 

 

 



Rugby no Brasil

 O rugby chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time de rugby brasileiro, em São Paulo; e o primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891.

 

O rugby começou a ser jogado regularmente no Brasil em 1925, no Campo dos Ingleses, pertencente ao São Paulo Athletic Club, em Pirituba, São Paulo. Durante o período de 1926 a 1940 foram organizados jogos interestaduais entre os quadros paulista e carioca. Eram também realizados jogos internacionais, como contra os Springboks em 1932, e contra a seleção Britânica em 1936.
De 1941 a 1946 houve uma interrupção nos jogos, devido à Segunda Guerra Mundial, sendo retomados em 1947.
Em 1960, jogadores do São Paulo Athletic Club, passaram a jogar representando o clube, formando o Aliança Rugby Football Club, constituído por jogadores Ingleses, Franceses, Argentinos e Brasileiros. Em 1961 o rugby ganhou uma nova equipe, formada por membros da colônia Japonesa, denominada São Paulo Rugby Football Club.
Em 6 de outubro de 1963, foi fundada, com sede em São Paulo, a União de Rugby do Brasil, com a finalidade de organizar e dirigir o rugby brasileiro. No ano seguinte a entidade patrocinava o III Campeonato Sul-Americano de rugby, quando o Brasil sagrou-se Vice-Campeão.
Em 1966 foi realizada a primeira partida entre duas escolas de ensino superior. Numa tarde chuvosa de outubro, defrontaram-se as equipes da A.A.A. Oswaldo Cruz (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e A.A.A. Horácio Lane (Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie).
A partir de 1971, começou a se desenvolver o rugby Infanto-Juvenil em São Paulo. Em 20 de Dezembro de 1972, foi fundada da Associação Brasileira de Rugby, em substituição à União de Rugby do Brasil, sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND).Em 1973, a ABR organizou o 7º Campeonato Sul-Americano de Rugby, em São Paulo. Cinco anos depois, a entidade promoveu o 4º Campeonato Sul-Americano de juvenis.

Atualmente acontece várias competições nas categorias adultas, juvenis e universitárias no país. As principais competições realizadas são o Campeonato Brasileiro de Rugby da Primeira Divisão, Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, a Copa Brasil e o Campeonato Paulista e o Campeonato Paulista do Interior. Também são disputadas a Liga Sul de Rugby e o Campeonato Fluminense Adulto.
Atualmente doze estados (Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) possuem equipes de rugby, que praticam o esporte em diversas categorias. A partir de fevereiro de 2006, o esporte foi implantado na cidade de Salvador, estado da Bahia, com a formação de uma equipe.
 

Voltar