Garry Kasparov: "O aprendizado não acaba nunca" #xadrez

03/11/2011 16:52

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Em toda minha vida, acreditei e ainda acredito que o processo de Educação e aprendizado não deve parar nunca. Posso dizer que meu hobby é aprender, tenho sede de informação. E ainda há tanto para aprender, sempre há algo novo e único. Sou realmente grato à oportunidade de acesso à informação que tive desde que era pequeno. Eu passava horas, dias e semanas estudando, lendo livros. Consegui me tornar profissional em xadrez. Mas cada leitura para mim continua sendo uma oportunidade única. Ela não apenas me ajuda a tomar decisões rapidamente, mas me faz formar novas e interessantes ideias. Só para dar um exemplo, posso dizer que eu nunca fiz a mesma leitura duas vezes em toda a minha vida, sempre há algo novo que contribui para a formação de novas ideias e para a oportunidade de crescer como pessoa.”

O russo Garry Kasparov é considerado o melhor enxadrista de todos os tempos. Aprendeu a jogar xadrez quando tinha apenas cinco anos. Desde então, foi aperfeiçoando suas técnicas, estudou e competiu com os melhores do mundo. Foi o mais novo a alcançar o título de Campeão Mundial, aos 22 anos, em1985. Hoje, trabalha na Fundação de Xadrez Kasparov, que tem como objetivo instituir o xadrez na grade curricular das escolas de todo o mundo.

 

Fonte: site educar para crescer

Link: https://educarparacrescer.abril.com.br/depoimentos/garry-kasparov-aprendizado-nao-acaba-nunca-645071.shtml

 

Para mim o xadrez é uma excelente ferramenta para facilitar o processo ensino aprendizagem, pois apresenta claramente o progresso dos seguintes aspectos:

  • Desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais, afetivas, e morais dos estudantes.
  • Desenvolvimento profissional dos professores e envolvimento no trabalho.
  • Inclusão Social.
  • Desenvolvimento do autocontrole psicofísico.
    Avaliação da hierarquia do problema e locação do tempo disponível.
  • Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo.
  • Empenho no progresso contínuo.
  • Respeito à opinião do interlocutor.
  • Criatividade e Imaginação.
  • Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia.
  • Capacidade para o pensamento e execução lógicos, autoconsistência e fluidez de raciocínio.

Lembro que na semana que anunciaram as notas do ENEM 2010, equipes de jornalismo da rede globo foram às escolas que tiveram melhores notas e em quase todas o xadrez era disciplina obrigatória, as que não eram obrigatórias ofereciam em horários alternativos. Em 2005 o governo federal com parceria do governo do estado de Rondônia realizou um curso de capacitação para a implantação do xadrez escolar na rede estadual de ensino, na época morava na cidade de Vilhena e fui um dos contemplados com o curso e de imediato implantei na escola Zilda da Frota Uchôa, tive vários alunos desde a 1ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e todos tiveram resultados excelentes em relação a comportamento e atenção as aulas, eram mais concentrados e resolviam mais facilmente problemas propostos.

Alguém da secretaria estadual de educação poderia propor ou implantar na grade curricular uma aula de xadrez semanal no ensino fundamental, com certeza teria mais valor (pedagogicamente falando) que algumas outras.....

 

 

Voltar