Consumo alcoólico e ganho de peso

26/11/2011 19:22

 

A ingestão de álcool pode influenciar no ganho de peso dependendo da quantidade, da frequência e do modo de consumo. Mesmo com o aumento do gasto energético pelos alcoolistas muitas vezes isso não é suficiente para compensar a grande energia ingerida, assim muitas pessoas dependentes de álcool apresentam sobrepeso, obesidade e até circunferência abdominal acima dos padrões esperados.

É esperado que a energia do álcool substitua àquela fornecida pelo alimento, mas o que acontece é que a energia fornecida pelo álcool é somada ao valor energético total. O álcool é uma energia diferente dos outros alimentos sendo, portanto, tóxico e deve ser eliminado do organismo. Por esse motivo o álcool tem prioridade no metabolismo, o que altera outras vias metabólicas, incluindo a oxidação lipídica que favorece o estoque de gorduras abdominal.

Estudos mostram que o álcool é apontado também como estimulador de apetite, pois afeta vários sistemas neuroquímicos responsáveis pelo controle do apetite tais como a leptina e a serotonina.

O uso crônico do álcool supre o alimento da dieta deixando o indivíduo desnutrido, uma vez que a ingestão substitui calorias e nutrientes adequados. Já no consumo moderado a ingestão alcoólica é uma fonte adicional de energia, sendo somada a dieta habitual. Esse tipo de energia proveniente do álcool é conhecido como caloria vazia porque apesar do seu alto valor energético faltam outros elementos como proteínas, vitaminas e minerais.

 

PS: esta postagem serve para alertar sobre uma das postagens anteriores onde escrevi que a cerveja trazia benefícios para a saúde, ela traz (em quantidades mínimas), mas o excesso prejudica também, então fique de olho e evite excessos. Beba com moderação.

Você pode escrever aqui...

Voltar