Beber cerveja evita desenvolvimento de doenças cardíacas, diz estudo

21/11/2011 22:07

 

Muitos estudos comprovam os benefícios do consumo de uma taça de vinho por dia para evitar doenças cardíacas, mas um novo estudo, publicado na revista European Journal of Epidemiology, indica que os mesmo benefícios podem ser obtidos com um copo de cerveja.

Pesquisadores analisaram 16 estudos com mais de 200 mil participantes e descobriram que os que bebiam cerveja com moderação tinham menos de 31% de chances de desenvolver algum tipo de doença no coração.

De acordo com o estudo, álcool em quantidades moderadas aumentam o HDL (bom colesterol) e quanto maior a quantidade deste colesterol no corpo, mais protegida a pessoa está de doenças do coração.

Beba com moderação

Segundo os pesquisadores, a cerveja traz mais benefícios que o vinho por conter mais água, ajudando a evitar que se beba em grandes quantidades.

Os pesquisadores explicam que beber moderadamente significa um copo por dia para as mulheres, e dois, para os homens.

O estudo alerta que quem consome bebidas alcoólicas em excesso, no entanto, não aproveita os benefícios, somente os efeitos negativos da cerveja à saúde.

 

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/11/17/beber-cerveja-evita-desenvolvimento-de-doencas-cardiacas-diz-estudo.jhtm

 

Bom, minha monografia no curso de graduação em 1997, teve como tema “Os efeitos da bebida alcoólica na performance física do jogador de futebol profissional da cidade de Fortaleza” nela eu já afirmava que tanto o vinho como a cerveja moderadamente fazia até bem para a saúde, e a cerveja só não é melhor por ser fermentada e ter alto valor calórico, mas o principal descoberta foi que na época através de pesquisas e entrevistas entre os jogadores e que 60 % dos atletas profissionais faziam uso regular de bebida alcoólica, e para eles era normal. Talvez fosse por isso que na época esses times não tinham nenhuma expressão nacional (ainda não tem, mas Ceará ou Fortaleza sempre estão presente entre as série A e série B do campeonato brasileiro de futebol).

Voltar