A SOJA

30/03/2011 06:50

 

A soja no combate as doenças cardíacas

Pesquisas recentes revelam que no controle do colesterol, a soja diminui os níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, aumentando a quantidade de colesterol bom (HDL) no sangue.

Além disso, ela inibe a oxidação do colesterol e impede a formação de coágulos e o crescimento das células que formam placas nos vasos sanguíneos.

O FDA (Food and Drug Administration), órgão que regulamenta a produção de alimentos e medicamentos nos EUA, recomenda a ingestão diária de 25g de proteína de soja, que corresponde a cerca de 60g de grãos para o controle dos níveis de colesterol e triglicérides, reduzindo assim os riscos de infarto, trombose, arteriosclerose e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

A soja na prevenção do câncer

Outro benefício proporcionado pela soja é a prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e cólon. A baixa incidência de câncer de próstata e de mama entre as populações orientais é atribuída ao alto consumo de soja nesses países.

Estudos feitos na China e no Japão mostram q o consumo diário de 60 a 80mg de isoflavonas, substâncias fitoquímicas presentes na proteína de soja podem reduzir em até 22% o risco de câncer de mama.

No Brasil, pesquisas do Instituto Nacional do Câncer mostram que o consumo do grão pode diminuir o risco de se contrair câncer na região das mamas, em função da ação das isoflavonas.

A soja no alívio dos sintomas da menopausa e prevenindo a osteoporose

Além da prevenção contra o câncer, à soja ameniza os sintomas típicos da menopausa como as ondas de calor. Outra razão para que não fique fora do cardápio das mulheres é que as isoflavonas ajudam a preservar a massa óssea, prevenindo a osteoporose.

As isoflavonas - principal componente bioativo da soja - podem ser usadas durante a menopausa como alternativa à reposição hormonal, pois apresentam semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos.

A soja na prevenção do mal de Alzheimer

Entre as pesquisas mais recentes envolvendo os benefícios da soja para a saúde e na prevenção de algumas doenças destaca-se um estudo sobre o mal de Alzheimer, e a adoção de soja nas dietas das mulheres diminuiu a tendência de desenvolver a doença.

O consumo diário de no mínimo 25g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

OS BENEFÍCIOS DA SOJA:

 

  • Ideal para o ganho de massa muscular magra e como auxiliar em regimes de emagrecimento.
  • Tem apenas 1 grama de gordura por dose.
  • Livre de colesterol e carboidratos.
  • Fornece um espectro total de aminoácidos, incluindo todos os essenciais.
  • Contém os níveis mais altos de aminoácidos, mais do que no ovo, leite e até mesmo no soro do leite.
  • O consumo diário de no mínimo 25g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Agora corra para o supermercado e procure sua soja e seja feliz tendo uma vida saudável.

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