A osteoporose e o exercício físico

24/02/2011 21:48

 

A osteoporose é uma doença predominantemente feminina. Atinge sobretudo mulheres pós-menopausa. Com a baixa na produção dos hormônios estrógenos, elas ficam sem um dos principais combustíveis para a formação dos ossos. A osteoporose não tem cura, mas pode ser evitada.
A receita é simples: tomar diariamente quinze minutos de sol (de preferência, antes das 10 da manhã e depois das 4 horas da tarde), consumir cálcio – leite e seus derivados, peixe, frango e vegetais verdes – e fazer ginástica (as melhores modalidades são as de impacto, como musculação e caminhada). Recomenda-se que entre 30 e 40 anos seja feito um exame de densitometria óssea, para servir de base para comparações futuras. Depois da menopausa, ele deve ser anual. A novidade para o tratamento da doença é um medicamento à base de um hormônio sintético é o primeiro remédio que, além de evitar a perda óssea, promove a construção de ossos.(procure sempre seu médico antes de comprar qualquer medicamento, lembrem-se balconista de fármacia não é médico)

Procure sempre clubes e academias que tenham professores formados em educação física e que os mesmo sejam registrados no CONFEF- Conselho Federal de Educação Física, só assim você vai ter como brigar por seus direitos, e a certeza que seu corpo está em boas mãos.

Voltar