A importância da Ginástica Laboral

29/04/2011 20:55

 

A Ginástica Laboral torna-se um fator fundamental quando o assunto é a saúde do trabalhador e só traz benefícios para a empresa. A sua prática ajuda na prevenção de doenças ocupacionais como as LER/DORT, na redução dos acidentes de trabalho e das faltas, diminuindo gastos com assistência médica, melhora a qualidade de vida do trabalhador e aumenta a sua produtividade, o que traz um retorno financeiro maior para a empresa.

 

Alguns Benefícios

Fisiológicos: 1) aumenta a circulação sanguínea nos músculos, melhorando a oxigenação de músculos e tendões; 2) diminui o acúmulo do ácido lático; 3) diminui inflamações e traumas; 4) melhora a postura; 5) diminui a tensão muscular; 6) aumenta a adaptação ao posto de trabalho; 7) melhora a condição do estado de saúde geral.

Psicológicos: 1) aumenta a auto-estima; 2) melhora a capacidade de concentração; 3) demonstra preocupação da empresa com o funcionário; 4) favorece com a quebra da rotina.

Sociais: 1) favorece a socialização e melhora a relação entre os funcionários; 2) reforça o sentido de grupo; 3) facilita o contato pessoal.

 

Alguns amigos e colegas de profissão têm realizado esse trabalho na minha cidade. Às vezes, em mais de uma empresa. Isso demonstra que os gerentes - ou responsáveis pelos funcionários - perceberam a importância de implantar um programa de ginástica laboral e estão colocando em prática. A questão é que a maioria tem optado por estagiários porque são menos onerosos e não criam vínculos empregatícios, deixando de fora do mercado quem já possui a formação acadêmica. Porém, essa discussão fica para outra hora.

 

Ficou com alguma dúvida ou deseja fazer alguma observação?

Use o espaço de comentários para deixar a sua opinião ou dê uma nota através das estrelas logo abaixo.

 

Fonte: ginástica laboral teoria e pratica – Eliane Polito

Voltar